domingo, 10 de maio de 2009

Projeto Construindo a Paz


 

A bondade é o que realmente importa.

A bondade, o amor e a compaixão combinados são sentimentos que levam a essência da fraternidade...

São os alicerces da paz interior.
DALAI LAMA

 

Seja mais um e Construa a Paz 

 

Mas o que é a Paz?


Tranqüilidade, harmonia, sossego...?


Mas então, a paz não é deste mundo, é o ideal!


Já a não–violência é: trabalhosa, não é passiva, leva em conta que o conflito não é algo negativo - é uma oportunidade para crescermos e aprendermos, aceita os sentimentos humanos como naturais - não os reprime.


 


Como a paz pode ser praticada?


 A paz pode ser praticada em nosso dia a dia quando não nos omitimos,


buscamos sempre o diálogo, mantemos a calma, revemos nossos preconceitos.

A paz se constrói a cada dia por cada um de nós!

Para praticar a paz não basta não fazer mal, não brigar, não matar.

A paz não é apenas um discurso, mas um percurso!

 


Participe  do Projeto Construindo a Paz!


Leia-o na íntegra!


 


JUSTIFICATIVA


 


         Atendendo solicitação do Ofício Circular nº. 86/2008, foram analisados os dados e providenciadas ações que têm como objetivo contribuir para reflexões e iniciativas favoráveis à paz e à boa convivência nas escolas.


         Uma dessas ações será a implementação do projeto Construindo a Paz, que será inspirado nas respostas coletadas do questionário aplicado na escola em 30/09/08. Chegou-se a uma constatação muito interessante: na análise desse estudo, comparado com um da UNICEF, é que, por um lado, 21% dos jovens entrevistados acreditam que os estudos são fundamentais para a realização de seus sonhos e 90,43% dos adolescentes entrevistados acreditam que a escola é uma das instituições mais importantes para a sociedade. Por outro, aproximadamente 73%, entendem que vem a escola porque não tem nada mais importante a fazer.


         O presente projeto será inspirado também em líderes como Martin Luther King e Mahatma Gandhi. Eles foram homens que, diante de conflitos e divergências, procuraram buscar soluções pacíficas. O conceito de paz para eles (e para nós do Projeto Construindo a Paz) não é a ausência de conflitos, pois somos únicos e, portanto diferentes. Mas como seres humanos, podemos nos sensibilizar para buscar uma solução não-violenta para os conflitos. Não-violência vem do termo ‘ahimsa’ que significa ‘não prejudicar’ (em sânscrito). O que é paz? Tranqüilidade, harmonia, sossego...? Mas então, a paz não é deste mundo, é o ideal! Já a não–violência é: trabalhosa, não é passiva, leva em conta que o conflito não é algo negativo - é uma oportunidade para crescermos e aprendermos, aceita os sentimentos humanos como naturais - não os reprime. A paz pode ser praticada em nosso dia a dia quando não nos omitimos, buscamos sempre o diálogo, mantemos a calma, revemos nossos preconceitos. A paz se constrói a cada dia por cada um de nós! Para praticar a paz não basta não fazer mal, não brigar, não matar. A paz não é apenas um discurso, mas um percurso!


         Reconhecendo a escola como uma instituição privilegiada para o fomento de uma cultura de paz, o projeto Construindo a Paz irá investir seus esforços em compartilhar conhecimento gerador de reflexões e transformações efetivas em prol da prática pacífica diária. Mapeando os principais aspectos de influência para a ocorrência de situações de violência na escola, o projeto Construindo a Paz irá trabalhar na busca de algumas soluções, como por exemplo:


Investir na melhoria da relação professor-aluno;


·   Questionar premissas relacionadas a práticas educativas tradicionais, buscando modelos mais eficazes;


·   Priorizar a formação continuada de educadores como agentes multiplicadores;


·   Fortalecer atitudes que expressem valores como o respeito e a ética por parte dos educadores, a fim de que sejam exemplo e inspiração aos seus educandos.


            Seguindo tais princípios, o projeto Construindo a Paz espera aprimorar sua metodologia ao longo dos anos e espera estar contribuindo diariamente na busca de relações mais pacíficas, lembrando as palavras de Gandhi: “Não há caminho para a paz, a paz é o caminho”.


 


2. OBJETIVOS


 


- Diagnosticar a situação pessoal, relacional, espacial e estrutural da comunidade escolar;


- Sensibilizar artisticamente a comunidade escolar para uma cultura de paz, reconstruindo conceitos de cidadania e educação;


- Mobilizar a comunidade escolar, numa abordagem de intervenção educativa e integrativa, provocando atitudes de reflexão e ação pessoal, familiar e social para paz;


- Capacitar a comunidade escolar para uma transformação conceitual, atitudinal e procedimental na relação ensino-aprendizagem;


- Multiplicar ações de permanência da cultura da paz, na comunidade escolar e em seu entorno, através de projetos educacionais e artísticos.  


 


3. AÇÕES


Ø  Criação do Blog da Escola;


Ø  Palestras educativas direcionais a alunos e pais, em parceria com a Faculdade Dinâmica, através de estagiários do Curso de Direito e do Curso de Farmácia (ECA, Lei Maria da Penha, Estatuto do Idoso...);


Ø  Renomear as salas de aula, colocando nomes dos pacifistas e/ou nomes que simbolizem a Paz;


Ø  Criação do Grêmio Estudantil com objetivo de valorizar o Protagonismo Juvenil;


Ø  Implantação do Projeto “Adote um Idoso”, em parceria com Escola de Enfermagem José Rodrigues de Souza, tendo como turmas piloto duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de envolver alunos e suas famílias.



 


4. AVALIAÇÃO


Observação comportamental e atitudinal dos alunos.


Encontros com pais ou responsáveis, para troca de experiências bem sucedidas.



 


5. FORMA DE REGISTRO DAS ATIVIDADES


Relatórios, Murais, Concurso, fotos, passeios, passeatas, palestras...



 


6. RESULTADOS ESPERADOS


Ø  Mudanças no aspecto físico da escola e uma maior circulação da comunidade;


Ø  Ocupação da escola pelos adolescentes nos horários vagos;


Ø  Desenvolvimento de potenciais artísticos, pessoais e de cidadania nos adolescentes que participam das atividades;


Ø  Diminuição das atitudes violentas de 60% dos alunos que participaram das atividades;


Ø  Valorização da participação em grêmios e outros como dínamo para a paz por parte da comunidade escolar;


Ø  Envolvimento de 50% de pais nas atividades dos adolescentes;  


Ø  Modificação atitudinal do professor e sua metodologia em sala de aula.


 


 


7. PESSOAL ENVOLVIDO


Alunos, professores, funcionários, comunidade escolar, grêmio estudantil...


 


 


 

 


 


 

 

2 comentários:

  1. A Escola Estadual Professor Antonio G. Lanna ganha uma contribuição ímpar com as poéticas palavras de nossa Ana Luíza Fernandes Dias, nossa Aninha de História enfeitando neste blog o momento cultural riquíssimo que foi nosso passeio ao Cemitério dos Escravos no distrito de Rosário do Pontal em nossa cidade. Dentre as várias contruibuições, com as quais ela nos tem premiado, esta é, sem sombra alguma de dúvida, uma das mais belas! Parabéns a toda gente por esta bela oportunidade de reciclagem cultural que nos é permitida fazer através deste blog!Obrigada também por isso!

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  2. Parabéns ainda a esses corajosos alunos que se permitiram fundar um Grêmio Estudantil em nossa Escola e ainda criar este blog fantástico! Vocês são nota millllllllllll.

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