JUSTIFICATIVA
Atendendo solicitação do Ofício Circular nº. 86/2008, foram analisados os dados e providenciadas ações que têm como objetivo contribuir para reflexões e iniciativas favoráveis à paz e à boa convivência nas escolas.
Uma dessas ações será a implementação do projeto Construindo a Paz, que será inspirado nas respostas coletadas do questionário aplicado na escola em 30/09/08. Chegou-se a uma constatação muito interessante: na análise desse estudo, comparado com um da UNICEF, é que, por um lado, 21% dos jovens entrevistados acreditam que os estudos são fundamentais para a realização de seus sonhos e 90,43% dos adolescentes entrevistados acreditam que a escola é uma das instituições mais importantes para a sociedade. Por outro, aproximadamente 73%, entendem que vem a escola porque não tem nada mais importante a fazer.
O presente projeto será inspirado também em líderes como Martin Luther King e Mahatma Gandhi. Eles foram homens que, diante de conflitos e divergências, procuraram buscar soluções pacíficas. O conceito de paz para eles (e para nós do Projeto Construindo a Paz) não é a ausência de conflitos, pois somos únicos e, portanto diferentes. Mas como seres humanos, podemos nos sensibilizar para buscar uma solução não-violenta para os conflitos. Não-violência vem do termo ‘ahimsa’ que significa ‘não prejudicar’ (em sânscrito). O que é paz? Tranqüilidade, harmonia, sossego...? Mas então, a paz não é deste mundo, é o ideal! Já a não–violência é: trabalhosa, não é passiva, leva em conta que o conflito não é algo negativo - é uma oportunidade para crescermos e aprendermos, aceita os sentimentos humanos como naturais - não os reprime. A paz pode ser praticada em nosso dia a dia quando não nos omitimos, buscamos sempre o diálogo, mantemos a calma, revemos nossos preconceitos. A paz se constrói a cada dia por cada um de nós! Para praticar a paz não basta não fazer mal, não brigar, não matar. A paz não é apenas um discurso, mas um percurso!
Reconhecendo a escola como uma instituição privilegiada para o fomento de uma cultura de paz, o projeto Construindo a Paz irá investir seus esforços em compartilhar conhecimento gerador de reflexões e transformações efetivas em prol da prática pacífica diária. Mapeando os principais aspectos de influência para a ocorrência de situações de violência na escola, o projeto Construindo a Paz irá trabalhar na busca de algumas soluções, como por exemplo:
Investir na melhoria da relação professor-aluno;
· Questionar premissas relacionadas a práticas educativas tradicionais, buscando modelos mais eficazes;
· Priorizar a formação continuada de educadores como agentes multiplicadores;
· Fortalecer atitudes que expressem valores como o respeito e a ética por parte dos educadores, a fim de que sejam exemplo e inspiração aos seus educandos.
Seguindo tais princípios, o projeto Construindo a Paz espera aprimorar sua metodologia ao longo dos anos e espera estar contribuindo diariamente na busca de relações mais pacíficas, lembrando as palavras de Gandhi: “Não há caminho para a paz, a paz é o caminho”.
2. OBJETIVOS
- Diagnosticar a situação pessoal, relacional, espacial e estrutural da comunidade escolar;
- Sensibilizar artisticamente a comunidade escolar para uma cultura de paz, reconstruindo conceitos de cidadania e educação;
- Mobilizar a comunidade escolar, numa abordagem de intervenção educativa e integrativa, provocando atitudes de reflexão e ação pessoal, familiar e social para paz;
- Capacitar a comunidade escolar para uma transformação conceitual, atitudinal e procedimental na relação ensino-aprendizagem;
- Multiplicar ações de permanência da cultura da paz, na comunidade escolar e em seu entorno, através de projetos educacionais e artísticos.
3. AÇÕES
Ø Criação do Blog da Escola;
Ø Palestras educativas direcionais a alunos e pais, em parceria com a Faculdade Dinâmica, através de estagiários do Curso de Direito e do Curso de Farmácia (ECA, Lei Maria da Penha, Estatuto do Idoso...);
Ø Renomear as salas de aula, colocando nomes dos pacifistas e/ou nomes que simbolizem a Paz;
Ø Criação do Grêmio Estudantil com objetivo de valorizar o Protagonismo Juvenil;
Ø Implantação do Projeto “Adote um Idoso”, em parceria com Escola de Enfermagem José Rodrigues de Souza, tendo como turmas piloto duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de envolver alunos e suas famílias.
4. AVALIAÇÃO
Observação comportamental e atitudinal dos alunos.
Encontros com pais ou responsáveis, para troca de experiências bem sucedidas.
5. FORMA DE REGISTRO DAS ATIVIDADES
Relatórios, Murais, Concurso, fotos, passeios, passeatas, palestras...
6. RESULTADOS ESPERADOS
Ø Mudanças no aspecto físico da escola e uma maior circulação da comunidade;
Ø Ocupação da escola pelos adolescentes nos horários vagos;
Ø Desenvolvimento de potenciais artísticos, pessoais e de cidadania nos adolescentes que participam das atividades;
Ø Diminuição das atitudes violentas de 60% dos alunos que participaram das atividades;
Ø Valorização da participação em grêmios e outros como dínamo para a paz por parte da comunidade escolar;
Ø Envolvimento de 50% de pais nas atividades dos adolescentes;
Ø Modificação atitudinal do professor e sua metodologia em sala de aula.
7. PESSOAL ENVOLVIDO
Alunos, professores, funcionários, comunidade escolar, grêmio estudantil...